13 de jul. de 2009

11º RODADA - DUQUE DE CAXIAS X GUARANI

Manter a liderança isolada e defender a invencibilidade.
O jogo desta terça-feira, válido pela 11º rodada da Série B no Estádio Giulite Coutinho em Édson Passos-RJ (estádio do América-RJ) às 21:00 horas, marca o reencontro de 2 equipes que disputaram uma vaga para o atual campeonato, no octogonal final da Série C de 2008.
De um lado o Guarani, líder isolado e invicto da competição, com 26 pontos ganhos, com uma campanha até então impecável, buscando ponto(s) para manter a excelente fase. Do outro o Duque de Caxias, um clube novo, fundado em 2005 mas que já se encontra na elite do Campeonato Carioca, além claro da Série B.
Considerado no início do campeonato como um dos principais candidatos ao rebaixamento, o tricolor da baixada vem surpreeendendo positivamente, realizando uma campanha intermediária, ocupando no momento a 11º posição com 13 pontos.
O Bugre vem de uma importante vitória sobre o Brasiliense, pelo placar de 2x1, enquanto que o Duque foi derrotado pelo Ipatinga em Minas Gerais, por 1x0.
Expectativa de um bom jogo, onde só a vitória interessa ao time local, que não vence há 4 rodadas, depois de um bom início. Já o Bugre, tentará a sua 9º vitória na competição, para continuar cada vez mais líder e forte, rumo ao tão sonhado acesso à elite do Brasileirão.
______________________________________________________________
Guarani
O Guarani já viajou para o Rio de Janeiro nesta segunda-feira, para enfrentar o tricolor da baixada, o Duque de Caxias, no Estádio Giulite Coutinho em Édson Passos-RJ. Depois da bela vitória contra o Brasiliense no Brinco de Ouro, pela 10º rodada, o Bugre novamente terá problemas na equipe titular.
Os principais desfalques do time são o meia Rodriguinho, que sofreu uma lesão tendinosa no joelho direito e passará em breve por uma cirurgia, ficando de fora provavelmente por todo o restante da Série B e o atacante Ricardo Xavier, que cumprirá o 2º jogo de suspensão em virtude de sua expulsão no jogo contra o São Caetano.
Para a vaga deixada por Rodriguinho, o técnico Vadão confirmou a manutenção de Adriano Gabiru na equipe, enquanto que o atacante Nei Paraíba terá mais uma oportunidade e fará companhia a Caíque no ataque, no lugar de Ricardo Xavier. E a última novidade na equipe fica por conta do retorno do meia Wálter Minhoca, que cumpriu suspensão automática contra o Brasiliense e também está confirmado para atuar ao lado de Gabiru. Já o zagueiro Dão e o volante Luciano Santos, que não atuam há algumas rodadas, seguem se recuperando de contusão e deverão ficar à disposição do técnico Vadão em breve.
Com isso, o Guarani está definido sem mistérios para o jogo diante do Duque de Caxias e entrará em campo, salvo algum problema de última hora, com a seguinte escalação: Douglas, Maranhão, Bruno Aguiar, Márcio Alemão, Andrezinho, Cléber Goiano, Gláuber, Adriano Gabiru, Wálter Minhoca, Caíque e Nei Paraíba.
Foram relacionados para o jogo e ficarão no banco de reservas à disposição de Vadão, os seguintes jogadores: Léo, Valdir, Eduardo, Murilo, Nunes, Fabinho Souza, Marquinhos e Dairo.
_______________________________________________________________
O adversário - Duque de Caxias
Sem vencer nas últimas quatro rodadas, o Duque de Caxias se afastou do G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro e precisa bater o líder Guarani nesta terça-feira, no estádio Giullite Coutinho, se não quiser começar a se aproximar perigosamente da outra ponta da tabela.
No que depender da análise de um dos mais novos membros do grupo carioca, o zagueiro Gustavo, as chances de reencontrar a vitória são boas. Para o jogador, o futebol apresentado na derrota por 1 a 0 para o Ipatinga merecia um resultado melhor.
Depois da derrota por 1 a 0 para o Ipatinga, fora de casa, a delegação do Duque de Caxias chegou ao Rio de Janeiro no início da manhã de domingo. Os jogadores ganharam o dia de folga e se reapresentam nesta segunda-feira, no CT de Los Larios, em Xerém. A ordem no Tricolor da Baixada é esquecer o resultado ruim e só pensar no próximo adversário, o Guarani, líder da Série B com 26 pontos, 13 a mais que a equipe de Xerém, que ocupa a 11ª posição.
A partida, que está marcada para terça-feira, às 21h, no Estádio Giulitte Coutinho, em Edson Passos, vai ser a estréia do novo uniforme do Duque de Caxias, que foi apresentado nesta segunda-feira, em um evento no Caxias Shopping. Festa a parte, o técnico Rodney Gonçalves comandou um treino nesta segunda-feira à tarde.
A maior preocupação do técnico Rodney Gonçalves é o grande número de atletas entregues ao departamento médico e o pouco tempo para recuperá-los. Entre eles estão o zagueiro Zé Carlos e o volante Silva. Após cumprir suspensão, Bruno Costa deve voltar na vaga do zagueiro Gustavo. No meio-campo, Silva, recuperado de lesão fica no lugar de Léo Oliveira. No ataque, o artilheiro da Série B, com oito gols, Edivaldo se recuperou de uma gripe e fica na vaga de Gilcimar.
O provável Duque de Caxias que enfrentará o Bugre é: Vinícius, Oziel, Bruno Costa, Santiago, Edson, Silva, Mancuso, Geovani, Thiaguinho, Clayton e Edivaldo.

_______________________________________________________________
Opinião e palpite (Nação Bugrina) - Duque x Guarani
Uma batalha difícil no caminho do Guarani, visto que todo jogo fora de casa em um campeonato tão nivelado como a Série B, é complicado. Confesso que vi poucos jogos do Duque de Caxias, mas pelo que vi e pude analisar, trata-se de um time razoável, sem nenhuma estrela, porém com 2 bons jogadores em destaque: o veterano Edivaldo, vice-artilheiro da Série B e o meia Geovani.
O tricolor da baixada obteve resultados importantes como a vitória contra o América-RN (4º colocado) pelo placar de 4x1, o empate diante do Vasco (8º colocado) por 0x0 em São Januário e o empate com o Brasiliense (3º colocado) em Taguatinga, pelo placar de 1x1. Por outro lado, o Duque perdeu em casa para o Vila Nova (14º colocado) por 2x1 e empatou em casa com o Bahia (13ºcolocado) em 0x0. Tirando uma média da campanha, o Duque é um time que merece todo cuidado, ainda mais por não vencer há 4 rodadas e atuar em "casa" (mesmo não tendo torcida), mas também não é nenhum bicho papão.
Falando do Guarani, o time vai embalado rumo a mais uma vitória, porém o empate não pode ser considerado um mal resultado, diante das circustâncias levantadas aqui. O favoritismo do time bugrino é inevitável, não só pelo retrospecto totalmente favorável contra o adversário, mas também pela excelente campanha que vem fazendo.
O Bugre terá problemas em campo, não terá o seu coringa e jogador mais importante taticamente falando, o meia Rodriguinho, que infelizmente sofreu uma séria contusão e ficará de fora por muito tempo. Veremos como o time se comportará sem ele amanhã e nas próximas partidas.
Mas ao invés de só lamentar o tremendo azar, prefiro pensar no seguinte ditado: "Há males que vem para o bem" (por incrível que se possa parecer), ou seja, por mais que a "desgraça" tenha sido grande, de repente isso tinha que acontecer para que outras coisas possam a dar certo. Um exemplo é a entrada do esquecido e não aproveitado Dairo (que vem atuando como meia atacante) no lugar de Rodriguinho contra o Brasiliense, onde justamente o atacante foi o responsável pela gol da vitória e tornou-se uma esperança e opção para o técnico Vadão para os próximos compromissos, visto que pela 2º vez consecutiva foi relacionado para o jogo contra o Duque. E por incrível que pareça, o jogador adora fazer gols em jogos / momentos decisivos, já citados no post do jogo contra o Brasiliense.
Dizer que Rodriguinho é importante e insubstituível pelo aquilo que sabe fazer é fato, porém o elenco é grande e tem qualidade, de repente quem entrar poderá render muito bem e porque não até mais, suprindo essa grande ausência. Acredito que nada é por acaso e que quando a fase é boa, quando o trabalho é bem feito e quando as coisas são pra acontecer, não será isso que acabará com tudo que foi construído até agora.
Sem contar que reforços deverão se juntar ao elenco, como o ídolo Amoroso que vem negociando seu retorno após a frustrada tentativa no Paulistão deste ano. Também o meia colombiano Carlos Salazar, que está em período de testes no Brinco e aguardando a abertura da janela de transferência de jogadores estrangeiros em Agosto, além do meia atacante Bachin, promessa de craque vindo do União Agrícola Barbarense. Porém este último ainda não foi sequer confirmado e nem apresentado pela diretoria, mas pelo que li em alguns sites por aí, já está no Guarani se recuperando de uma contusão para em breve sim poder atuar.
Para finalizar e voltando ao jogo, o Bugre está bem escalado pelo técnico Vadão e com certeza buscará a vitória durante os 90 minutos. Se não temos o melhor ataque da competição, contamos com a 2º melhor defesa do torneio e isso poderá fazer a diferença mais uma vez. Não podemos esquecer que o Bugre vem jogando melhor fora de casa (com exceção do jogo contra o Vila Nova onde o time não esteve bem) e sendo assim, aposto em mais uma vitória bugrina e no mínimo um empate com gols, apesar de eu ter sonhado com uma derrota dia atrás (sai pra lá zica, rsssss).
Espero um time raçudo, vibrante, focado na missão de levar o Guarani ao seu devido lugar, a Série A, marcando a saída de bola e saindo para os contra-ataques com a qualidade vista contra Fortaleza, Campinense e Figueirense, todos fora de casa. Aposto minhas fichas em Caíque, que ainda não desencantou no Brinco, mas que tem brilhado nos gramados adversários e também em Gláuber, o guerreiro e determinado volante bugrino que vem realizando ótimas partidas. Sobre Gabiru e Nei paraíba, terão mais uma vez a chance de atuar como titular e desde já estou torcendo para que ambos se destaquem.
Vamos lá Guarani, faça toda Campinas vibrar com mais uma vitória: seja no sufoco, seja na sorte, seja no último minuto, mas que seja importante como todas as outras conquistadas até então e que virão pela frente.
Duque de Caxias 1 x 2 Guarani
Avante Bugrão!!!
André Bugrino
_______________________________________________________________
Arbitragem da partida
Duque de Caxias x Guarani
Estádio: Giulite Coutinho/Mesquita
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro/GO
Auxiliar 1: Katiuscia Mayer Berger Mendonça/ES (Fifa)
Auxiliar 2 :Cristhian Passos Sorence/GO
4º árbitro: João Batista de Arruda/RJ
Observador: João da Silva Loureiro/RJ

_______________________________________________________________

Confronto dos Hinos

Guarani


Duque de Caxias

Nenhum comentário: